Paulo Guedes defende distribuição de 70% do pré-sal para Estados e municípios

0
Foto:Reprodução
Nesta sexta-feira (15), o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu que as riquezas advindas da exploração de petróleo na camada pré-sal possam ser utilizadas para aumentar os repasses da União para estados e municípios. De acordo com Guedes, a proposta do governo é que estados e municípios fiquem com até 70% dos recursos provenientes do pré-sal, como participações especiais, royalties e bônus de assinatura.
A estimativa do governo é que o pré-sal possa gerar de US$ 500 bilhões a US$ 1 trilhão em recursos desse tipo nos próximos 15 anos. Ainda segundo o ministro, de todas as receitas obtidas pela União com impostos e tributos, cerca de 65% ficam com o governo federal e 35% são direcionadas para estados e municípios.
A distribuição de mais recursos do pré-sal para estados e municípios tem como objetivo, segundo Guedes, reequilibrar o pacto federativo e descentralizar a gestão das receitas do país.
A ideia seria usar o pré-sal para fazer uma transição menos dolorosa em direção à mudança da relação dos repasses.(Via: Radar da Bahia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here