Bolhas na superfície do rio Taguari assusta moradores de Cocos.

0
Foto: Reprodução
Um fenômeno foi registrado pelos moradores da zona rural de Cocos, no oeste da Bahia, no último dia  7 de fevereiro. Um vídeo gravado na propriedade de Sandra Viana, no Rio Itaguari, aparece dezenas de bolhas sobre a superfície da água.
Para alguns moradores, o fenômeno registrado pela estudante Milena Viana, na verdade é uma nascente. Para outros moradores, trata-se de agrotóxico jogado na águas do Itaguari, já para outros pode ser um sinal divino do final dos tempos.
De acordo com o biólogo e Mestre em Ciências Ambientais pela UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Thiago Castro Nery, o fenômeno “provavelmente” é um “aquífero efluindo”, mas só analisando o vídeo não seria possível diagnosticar.
“Pode ser uma espécie de nascente em baixo do rio, ou um ponto onde o aquífero subterrâneo aflora. Assim causa essas bolhas sobre a superfície da água. Só um geólogo poderia examinar melhor essa situação”, disse Thiago.
Prefeito Marcelo de Souza Emerciano (Dr.Marcelo) pediu para que o secretário Municipal de Meio Ambiente, entre em contato com Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), para investigar o fenômeno.

 

Informações Folha do Vale.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here