Canápolis é uma das 9 cidades baianas inseridas na região semiaridas do País

0
Foto reprodução

No dia 23 de novembro, no Conselho Deliberativo da SUDENE em Fortaleza (Ceará), Canápolis celebrou uma conquista histórica. Ao lado de outros 8 municípios baianos, entre eles Santa Maria da Vitória, Canápolis foi incluída no semiárido brasileiro, um feito que permitirá vantagens importantíssimas, como a possibilidade de descontos de até 95% para produtores rurais da cidade renegociarem suas dívidas.

Com o acréscimo das novas localidades incorporadas agora, nove delas estão na Bahia, dez no Ceará, duas no Maranhão, seis em Minas Gerais, mais 24 na Paraíba, uma em Pernambuco e 21 no Piauí. Além desses estados, a região abrange municípios de Alagoas, Sergipe e do Rio Grande do Norte. Marcado pela irregularidade de chuvas, alto índice de aridez e outras condições desfavoráveis ao desenvolvimento, o território do semiárido concentra uma população superior a 27 milhões de habitantes. A inclusão de novos municípios é resultado de análises e estudos elaborados por um Grupo de Trabalho coordenado pelo Ministério da Integração.

 

Foto reprodução

 

Integrar a região semiárida do país garante aos municípios apoio federal em diversas frentes que estimulam o desenvolvimento, desde o auxílio para ações emergenciais de convívio com a seca a investimentos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) para geração de emprego e renda. Para o FNE, inclusive, têm prioridade iniciativas localizadas no semiárido e em municípios de baixa renda, especialmente atividades que atendam ao desenvolvimento de setores importantes para a economia regional.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here